quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Intimidade Afetiva x Intimidade Sexual



Há uma solidão básica, universal, nos seres humanos. Falta algo. A percepção dessa falta não é comum a todos. Não é fácil perceber isto. Pode assustar e doer. Quanto melhor se percebe tal solidão, e quanto mais ajuda se obtém para lidar com ela construtivamente, mais cedo pode-se administrá-la e, assim, evitar atitudes destrutivas para tentar encobri-la, como compulsões, por exemplo. A resolução dessa solidão envolve dois níveis de atuação e de convivência. Um vertical e outro horizontal. É como a cruz, com os dois paus, um apontando para o alto e o outro para os lados, direito e esquerdo. Isso significa que o ser humano precisa de relacionamentos “horizontais”, ou seja, com outros seres humanos, e “vertical” com um Poder Superior bom, que eu chamo Deus.


A necessidade desses dois níveis de relacionamento não é algo para a pessoa decidir se precisa ou não. Ela precisa. A diferença é que muitos não sentem, não crêem que necessitam. Não sentir e não crer não é a palavra final quanto à necessidade profunda do indivíduo. Melhorar a qualidade da vida afetiva é uma necessidade na relação horizontalizada. Por “vida afetiva” me refiro à compaixão pelas pessoas, empatia, sensibilidade, não-competitividade, compartilhar, expressar o afeto verbalizando-o, transmitindo-o em gestos também. Melhorar a intimidade afetiva é uma necessidade e isto não está relacionado com intimidade sexual obrigatoriamente. Muitos tem intimidade sexual mas não conseguem intimidade afetiva. Não conseguem amar. Só “transar”. “Transar” – ter relações sexuais – é o mais fácil num relacionamento. Agora, amar...

No livro de Tiago nos é revelado: "Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." Tiago 1:12



E a intimidade com aquele que está la em cima?
Logo em suas primeiras páginas a Bíblia já nos mostra uma história de intimidade, em Gênesis 3:08 "E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, ..." . podemos observar ao lermos este capítulo, que já era costume do Senhor, passear na terra na virada do dia, ou seja, desde a fundação do mundo, Deus já buscava intimidade com o Homem.



Deus sempre buscou ter intimidade com o homem, Ele sempre procurou estar o mais próximo possível, Ele sempre quis falar com o homem face a face....porém o pecado separava o homem de Deus.

Então aí, começamos a perceber como que um relacionamento amoroso (um namoro) pode nos atrapalhar na nossa intimidade com Deus. Uma coisa, vai ligando a outra.
Ou você tem um namoro santo (sem precisar de sexo, sexo, sexo...) e esteja um passo a frente de ter intimidade com Deus, ou, você busque apenas "sexo" e esteja um passo mais distante da intimidade com Deus.

Busque AMAR mais seu parceiro ou parceira. Procure saber se ela (ou ele) estão satisfeitos e felizes por estarem juntos. Busquem ter mais intimidade com Deus, JUNTOS.

Lembre-se, uma coisa vai ligando na outra.
Passe a entender como um estilo de vida aqui na terra, pode refletir no seu estilo de vida com Deus. Você precisa disso!

Louvo a Deus por mais este artigo. Saiba que o Senhor Deus está te acompanhando nesta caminhada em busca da santificação. Ele quer estar mais íntimo de você.

Que Ele possa te abençoar a cada dia e lhe dar os livramentos das armadilhas feitas pelo inimigo.

Grande abraço e fiquem na Santa Paz do Senhor.

por Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário