sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O que é mais fácil? Cair ou levantar?


Olá irmãos!Começo esse texto sendo bem claro.
Estou falando sim do pecado.
É mais fácil você cair nele ou passar por ele direto?
O pecado é do diabo. A ele pertece a mentira, adultério, vícios, entre outras coisas.Quando uma pessoa se entrega a uma tentação, pode se encontrar numa situação praticamente impossível, onde não tem força para resistir. Por isso é essencial aprender como evitar essas situações difíceis.Vou usar como um exemplo a história de Davi que vai te ajudar a entender um pouco do que estou querendo dizer.Davi, era de fato, tido como o homem que foi levantado por Deus para conduzir as tropas do exército de Israel. Com a liderença de Davi, o exército de Israel obteve muitas vitórias.

Certa época, Davi encontrou-se acomodado e deixou que Joabe e seus servos fossem a frente de batalha (enquanto Davi ficava em Jerusalém descansando)."...enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém." 1 Samual 11:1(Aí começou o erro de Davi. Ele parou de ocupar o tempo que ele tinha. Davi parou de exercer a função que Deus tinha levantado para ele.
Hoje, um dos fatores que contribui ao pecado é falta de ocupação e dedicação em nosso trabalho. Homens desempregados mostram uma tendência maior de se envolver numa série de pecados, incluindo adultério, abuso de álcool e outras drogas, etc. Jovens ociosos tendem a se envolver em coisas erradas, por ter muito tempo livre. Mulheres sem responsabilidade participam mais das coisas do Adversário (1 Timóteo 5:13-15).)Numa tarde, creio que fazia bastante calor em Jerusalém, Davi se levantou de sua cama e resolveu passear pelos aposentos da casa real.

E andando pelo terraço da casa, ele viu uma moça tomando banho na casa ao lado. Ela era Bate-Seba, esposa de Urias (Urias era servo de Davi e estava lutando na guerra).Agora é quanto abro meu segundo parêntese. Creio que se Davi pudesse voltar no passado, ele decidiria virar seus olhos a ver a bela mulher tomando banho. NÃO ALIMENTE PENSAMENTOS ERRADOS.

Davi estava desocupado, ficou passeando pela casa, viu sua vizinha tomando banho e ficou muito interessado nela. Uma vez que ele se colocou em um lugar errado, ele foi tentado. Nós não devemos hospedar pensamentos maus, pois eles levam às graves conssequências. (Jeremias 4:14)O domínio próprio, uma das características fundamentais do servo de Deus, inclui a disciplina para controlar nossos próprios pensamentos (Gálatas 5:22-23; 2 Pedro 1:6; Filipenses 4:8-9; 2 Coríntios 10:4-6).

É bom lembrar que um passarinho pode passar por cima da nossa cabeça, mas não temos que o convidar a fazer ninho em nossos cabelos.
Davi ignorou, pelo menos, três advertências contra seu pecado, antes de ter relações com Bate-Seba.
Primeiro, como conhecedor da palavra de Deus, ele sabia que sua cobiça e o ato de adultério são pecados contra Deus. Mesmo entre dois solteiros, tais relações são erradas.
Segundo, ele já era casado, e o compromisso de casamento deveria ter sido mais um impedimento. Quantos homens têm evitado o pecado de adultério por causa de uma aliança ou fotografia da esposa, os lembrando do compromisso matrimonial na hora de tentação?
Terceiro, ele sabia, antes de a convidar para casa, que Bate-Seba era mulher casada

"E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?" (2 Samuel 11:3).
Nós devemos sempre respeitar as advertências sobre o pecado e suas conseqüências, antes de cometê-lo.Davi estava no lugar errado e pensou nas coisas erradas. Cada passo o levou mais perto do relacionamento pecaminoso que ia piorar a vida dele e de outras pessoas.

Quando ele perguntou sobre Bate-Seba e a convidou para a casa dele, ele se colocou numa situação onde a tentação seria mais forte ainda. Ele já sentiu atração de longe, como resistiria quando estava a sós com ela?

Há muitas lições aqui. A pessoa que sente a tentação de usar drogas deve ficar longe dos lugares onde as tem, e das pessoas que as usam. A pessoa tentada a beber deve evitar bares e festas onde servem bebidas alcoólicas. Um casal de namorados deve evitar lugares escuros e isolados, e jamais deve usar roupas sensuais ou participar de atividades que enfatizam o sexo.
Hoje fica essa lição.Nós jovens, temos que começar a nos acostumar com isso. É essencial que saibamos aonde mora o perigo e dizermos "Alí eu não devo estar".
Devemos acostumar com o fato de que temos que nos ocupar. O tempo parado, fora da presença de Deus e o lugar errado, nos levará a tentação.
"Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo" Marcos 13:33.

Continuem nos escrevendo: mailto:jovensec@gmail.comTeremos teremos o maior prazer em trocar experiências.
Somos jovens, assim como vocês e tenho certeza que todos temos muito a aprender juntos.Estejam todos sob a unção divina do Senhor.Que o Senhor Deus esteja aonde você estiver, te livrando das armadilhas do inimigo.A Paz do Senhor a todos vocês!por Leandro.

Um comentário:

  1. Muito boa essa colocação!
    Isto está mais do que certo, tomo por exemplo eu mesma que estou cada vez mais buscando a Deus, com isso pasei a evitar certos lugares.
    Sim! no começo eu achava que isso não tinha nada haver, mas tem.
    Vc tem que evitar cada vez mais as tentações e querendo ou não isso te leva a mudar seus habitos.
    Não vou dizer que é tudo lindo, pois se a pessoa era do mundo e começa a seguir ao Senhor, concerteza vai sentir um pouco (assim como eu senti). Mas isso não é nada pelo que o Senhor vai fazendo em sua vida.

    ResponderExcluir